Mais filtros em ônibus e caminhões para maior proteção dos sistemas e controle de gases poluentes
Edição Nº 95 - Novembro/Dezembro de 2018 - Ano XVII
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Mais filtros em ônibus e caminhões para maior proteção dos sistemas e controle de gases poluentes



por Cristiane Rubim

Para atender às atuais exigências ambientais com relação à emissão de gases – Euro 5 –, foram introduzidos novos filtros na linha pesada, como os arlas, ar-óleo e cárter. “Esse aumento na quantidade de filtros tem como objetivo proteger ainda mais o veículo, por exemplo, os chamados caminhões superpesados, que já possuem três filtros de óleo. Os elementos filtrantes que compõem os filtros de óleo, combustível e separadores também têm novas composições químicas e menor micragem” – afirma Ricardo Yuso Hiratzuka, engenheiro técnico da Seineca.
Vamos conhecer os tipos de filtros usados nos caminhões e ônibus, suas funções e importância para manter o veículo funcionando bem. A primeira dica é escolher marcas que forneçam filtros de qualidade e características técnicas adequadas e consultar sempre o manual do proprietário e as especificações do fabricante. Os filtros mantêm todos os fluidos livres de contaminantes que possam afetar o desempenho dos sistemas. O que diferencia um filtro é o fato dele oferecer alta proteção sem que haja restrição do fluxo desse fluido. Nas linhas pesada e leve, são usados filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado. Mas alguns filtros são para a linha pesada: filtro de ar secundário ou elemento de segurança, separador de água/diesel (sedimentador), separador ar-óleo, hidráulico de direção, ureia, do sistema Arla 32, desumidificador do freio, de arrefecimento, cárter, câmbio, hidráulico da transmissão, centrífugo, do respiro do tanque e do respiro do motor.  
Todos estes filtros protegem os sistemas, retendo os contaminantes que vêm do ambiente externo ou gerados internamente. “Os filtros ligados ao sistema de alimentação, ar e diesel, atuam para que o motor trabalhe no regime correto, sem consumo excessivo de combustível e sem aumento das emissões de poluentes, além de proteger seus componentes. Já os de óleo, de transmissão, câmbio, arrefecimento e de ureia agem para que os fluidos permaneçam isentos de impurezas prejudiciais às partes dos sistemas” – explica Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi Filtration do Brasil.

Filtros da linha pesada 
Filtro do ar – Bloqueia a entrada de partículas e impurezas indesejadas, fazendo com que o ar que entra na câmara de combustão, no carburador, no sistema de injeção e n ...


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