A escolha do meio filtrante ideal
Edição Nº 94 - Setembro/Outubro de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 741 vezes.


A escolha do meio filtrante ideal




Utilizados tanto no setor automotivo, a fim de proteger componentes, bem como no setor industrial, onde as maiores exigências também devem ser atendidas os meios filtrantes são fundamentais para um bom funcionamento de motores, sistemas de ar e equipamentos. Em especial, vamos falar sobre papeis, com diversas composições, resinas e características específicas para cada finalidade deve-se utilizar a correta aplicação para cada determinado tipo de filtro a ser fabricado. Há a necessidade de se analisar as características técnicas como o tipo de tratamento que pode ser impregnação fenólica, onde há a necessidade de secagem (cura) em estufa para retirar o excesso de resina e também manter o plissado do papel na posição de montagem do filtro, outro tratamento utilizado é o de impregnação acrílica, este muito mais simples e rápido para montagem dos filtros porque dispensa a etapa da estufa, o único detalhe é que podem ser utilizados apenas em filtração de ar e óleo, não sendo recomendado em combustível. 
A gramatura, permeabilidade e composição do meio filtrante são imprescindíveis para que se obtenha um filtro com boa performance em retenção de particulados e boa passagem de ar.

Meios filtrantes para ar ​​de motor
Dependendo do tipo de veículo e das condições de direção, um motor pode exigir até 500 m³ de ar por hora. Este ar, é carregado com diferentes quantidades de partículas de sujeira e poeira. Sistemas de filtro de entrada de ar, por exemplo, dispositivos de medição e regulação de ar, asseguram que a combustão ocorra com presença mínima de partículas prejudiciais, garantindo o menor consumo possível de combustível. O espaço cada vez menor sob o capô e os volumes cada vez maiores de ar necessários aos motores atuais significam que são necessários meios filtrantes altamente especializados com alta capacidade de filtração; requisitos que podemos alcançar com meios estruturados em gradiente, sintéticos ou de múltiplas camadas. 

Meios filtrantes para ar ​​de cabine
Não são apenas os motores que precisam de ar limpo, mas também os motoristas e passageiros. Os filtros de ar da cabine reduzem significativamente a quantidade de poeira, pólen e odores no ar e contribuem para um ambiente limpo na cabine de passageiro ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade