Sistemas de filtragem e aplicações mais comuns no segmento residencial
Edição Nº 94 - Setembro/Outubro de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 2743 vezes.


Sistemas de filtragem e aplicações mais comuns no segmento residencial



por Carla Legner
O Brasil é um mercado que agrupa  variadas aplicações de sistemas de filtração de água residencial. De modo geral, os filtros que garantem a filtração da água que abastece as residências são conhecidos como filtros para Ponto de entrada e filtros para de Ponto de uso. O primeiro é instalado na entrada da rede hidráulica. Este tipo de filtro oferece água sem sedimentos para toda a tubulação da casa.
Já os sistemas para Ponto de uso são compostos de equipamentos que filtram a água que está prestes a ser ingerida, reduzindo principalmente o nível de cloro livre presente na água. Existem também os filtros aplicados em máquinas domésticas, além dos filtros para chuveiros e duchas. 
A utilização de filtros residenciais é preponderante para manter o bem-estar e a saúde de toda a família. Uma filtragem inadequada pode ocasionar grandes danos, uma vez que as companhias de tratamento adicionam cloro à água, com a intenção de eliminar a presença de vírus e bactérias. No entanto, se o cloro for consumido em excesso, pode provocar sérios danos ao organismo. 
Outro fator que deve ser levado em consideração é a tubulação em que a água passa até chegar às residências. No caminho percorrido, podem ocorrer infiltrações contaminando-a. Uma das funções dos filtros de água é reter partículas sólidas, tornando a água límpida e totalmente adequada para o consumo.


Paulo Carvalho, representante da Excel Filtros explica que embora o Brasil seja um país bem abastecido por bacias e mananciais, o sistema de tratamento das principais concessionarias de água ainda tem tecnologias ultrapassadas, sem contar com a péssima qualidade das redes de distribuição que se faz necessário uso de filtros e purificadores. 
“Infelizmente não há um controle confiável por parte de órgãos reguladores, facilmente se encontra águas em rede e residências com índice de 300% acima do permitido. Os males são conhecidos mundialmente: o alto índice de cloro livre presente na água”- destaca Carvalho.

De acordo com Cezar Alexandre Cardoso, engenheiro da Original Aquaplus Filtração, os filtros de Ponto de uso podem ser com duas tecnolo ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade