Filtros de cabine para ar condicionado
Edição Nº 92 - Maio/Junho de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 2828 vezes.


Filtros de cabine para ar condicionado



por Carla Legner

Os filtros de cabine ou anti polén, são filtros que separam contaminantes externos do ar que entra no habitáculo (local de colocação do filtro) do veículo. Esse filtro é importante para preservar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado bem como impedir a entrada de contaminantes, evitando que estas partículas se depositem no evaporador e com a presença de umidade gerem mofo e fungos. 
Estão localizados no sistema de ventilação dos veículos, sejam eles leves, utilitários, pesados, agrícolas, industriais ou equipamentos de construção. Apesar de terem estreado nos automóveis em 1939, esses filtros se popularizaram principalmente a partir  de 1990. Podem equipar veículos com ou sem ar-condicionado e com sistema climatizado. Sua função é reter todo tipo de detrito que entra pelo sistema de ventilação do automóvel, partículas de poeira, folhas, fungos e bactérias.
“O uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. E para aqueles que têm ar condicionado, ele melhora seu desempenho, filtrando o ar durante a passagem para dentro do veículo e evitando causar o embaçamento dos vidros internos. Por isso a recomendação da sua troca é importante durante a revisão e manutenção veicular” – explica André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter.
O consultor destaca ainda que existem basicamente dois tipos de filtros de cabine disponíveis no mercado. O convencional e o de carvão ativado. Todo carro, independentemente de ter ar-condicionado ou não, pode ter este filtro instalado. Alguns aceitam os dois tipos, outros aceitam apenas um deles, mas é fato que necessitam de atenção e cuidados.



De acordo com Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi, o filtro de cabine age para reter as partículas contaminantes que entram no interior do veículo. Principalmente nas grandes cidades, esses poluentes costumam afetar a saúde de motoristas e passageiros, ocasionando dores de cabeça, náuseas, reações alérgicas e asmáticas, entre outros problemas.
São produzi ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade