Filtros de banda e suas aplicações
Edição Nº 89 - Nov/Dezembro de 2017 - Ano XVI
Esta notícia já foi visualizada 3218 vezes.


Filtros de banda e suas aplicações



por Suzana Sakai


A capacidade de processar grandes vazões de sólidos, impossíveis de serem filtrados em outros tipos de sistemas, é o principal diferencial do filtro de banda. Também conhecido como filtro esteira ou prensa reguladora, o equipamento é utilizado para a separação de diferentes tipos de lama, incluindo materiais fibrosos, sólidos grosseiros granulados, tais como fosfatos, minérios de ferro, sólidos de sedimentação rápida e em processos na qual há a necessidade de contra lavagem. 
Com esse importante diferencial, os filtros de banda são largamente utilizados na indústria de papel-celulose, na indústria sucroalcooleira, no tratamento de resíduos industriais e municipais, nas estações de tratamento de água de lavagem de cinzas de caldeiras, na indústria de mineração e siderúrgica, entre outras aplicações. 
O equipamento consiste, principalmente, em um quadro rígido, um conjunto de rolos a partir do qual são transferidas duas bandas de filtros independentes e infinitas, entre as quais se desidrata a lama aproveitando vários princípios físicos, gravidade e pressão, entre outros. Além disso, o equipamento possui sistemas sofisticados necessários para a operação, como a tensão da correia, a guia da correia e os raspadores de descarga pneumática. “A designação de filtro de banda é utilizada normalmente para filtros nos quais o elemento filtrante (banda ou esteira) possui um movimento linear desde o momento quando recebe a mistura sólido-líquido a ser filtrada, até o ponto do descarte da torta (sólidos já separados do líquido)”, afirma o engenheiro e gerente comercial da Mausa, Egon Scheiber. 
O filtro de banda é construído basicamente de: uma estrutura metálica, tambor motor e tambor movido, correia especial com ranhuras transversais e furos para saída do filtrado podendo ser fabricada de borracha reforçada ou PVC (dependendo da aplicação), tecido filtrante, rolos de apoio da correia e tecido, caixa de alimentação, caixa de vácuo, sistema de lavagem da torta, raspador de descarga da torta e moto redutor para acionamento do filtro. “A princípio, foi utilizada tecnologia Delkor e, atualmente, aperfeiçoada pela equipe técnica da VLC” - explica o consultor da VLC, Norio Kota.



AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade