Edição Nº 61 - Março/Abril de 2013 - Ano XI
7190 visualizações
Aos 60 anos de história, a Tecfil se consolida como uma das principais fabricantes de filtros do país


Aos 60 anos de história, a Tecfil se consolida como uma das principais fabricantes de filtros do país



por Daiana Cheis


A Tecfil, uma das principais fabricantes de filtros automotivos nacional, está chegando aos 60 anos como uma das empresas de maior sucesso no Brasil. Especializada na fabricação de filtros automotivos, disputando lado a lado com grandes multinacionais, a Tecfil vem ao longo dos anos, se consolidando no mercado de reposição e de novos desenvolvimentos para a indústria automobilística.
Como em toda liderança, o caminho para o topo é árduo e demanda dedicação e profissionalismo, há pouco mais de 10 anos a empresa ocupava a modesta quarta posição no mercado de filtros, mas com grandes investimentos em maquinários, gestão eficiente e a aquisição de uma planta mais robusta em Guarulhos, na Grande São Paulo, fizeram a empresa subir da quarta colocação para a posição de maior fabricante de filtros automotivos da América Latina.
Essas mudanças fizeram com que a empresa priorizasse também a obtenção de certificados de qualidade, como o ISO 9001, obtido em março de 1998; o certificado ISO TS16949, reconhecido pelas montadoras, em outubro de 2003; e também o ISO 14001, em abril de 2006.
“O mercado em que atuamos é altamente competitivo, é necessário levar ao cliente muito mais do que filtros, precisamos levar diferenciais como: qualidade, garantia, atendimento, pós-venda entre outros. Somente com esses diferenciais conseguimos nos destacar e enfrentar também os produtos importados”. Alerta a diretoria da Tecfil que ainda complementa que a grande desvantagem dos importados está ligada à logística, garantia e pós-venda.
O mercado automotivo é um setor de muitas possibilidades e em franco crescimento nacional, e que segundo estudos recentes da ANFAVEA demonstram que entre os anos de 2002 a 2011 o mercado cresceu cerca de 145%, com média anual superior a 10%, enquanto a produção expandiu-se 109% no mesmo período, representando uma média de 8,6% ao ano, além de dispormos de uma frota circulante de cerca de 34.600 veículos, entre linha leve e pesada.


Uma geração de sucesso
A Tecfil, empresa 100% nacional, foi fundada por Abílio Gurgel, em 20 de março de 1953, em São Paulo. O nome associava a ideia de tecnologia de filtros, tudo o que o país precisava em um período de grandes investimentos externos. Era vista pelos demais como visionária para uma época em que crescia o setor automobilístico, resultando no crescime ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade