5 dicas para ter sucesso na comunicação empresarial
Edição Nº 76 - Setembro/Outubro de 2015 - Ano XIV
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5 dicas para ter sucesso na comunicação empresarial



Maraísa Lima
Peter Drucker, o pai da Administração moderna, nos chamou a atenção para um problema crítico nas organizações: “60% dos problemas administrativos resultam da ineficácia da Comunicação”. Pensando na estimativa, é inevitável não responsabilizar os departamentos de Comunicação por essa falha nas organizações.
Começa aí um grande erro! A Comunicação, de um modo geral, é a ação de tornar comum a informação entre um emissor e um receptor. Ou seja, em grande parte das atividades que desenvolvemos, existe a responsabilidade das partes envolvidas no processo. Dessa forma, nem sempre devemos transferir apenas para departamento de Comunicação a obrigação de garantir a transmissão correta de todas as informações que circulam em uma empresa.
Um profissional desejado pelo mercado de trabalho, independente de trabalhar em áreas que são genuinamente responsáveis por processos formais de Comunicação, tem como imperativo se comunicar bem. É como se, ao investir nesse quesito da empregabilidade, nos atentássemos em fazer o “dever de casa”: se expressar bem e com segurança independente do público, redigir um bom e-mail, um relatório adequado, ser gentil, gerar empatia, etc. Poderíamos enumerar uma série de habilidades desejáveis em relação à boa Comunicação, mas vamos elencar as cinco principais.
1) Conheça o seu público-alvo: Sempre que for falar em público, em reuniões, sejam elas mais operacionais ou estratégicas, palestras, escrever relatórios, e-mails, tenha em mente quem é o seu interlocutor. A mensagem só fará sentido se você usar recursos para que haja a compreensão do conteúdo. E isso, com certeza, impactará no sucesso de sua comunicação. Antes de começar a falar ou redigir, uma dica é pensar quem é o seu público e de que forma você poderia impactá-lo para alcançar o resultado desejado.
2) Seja conciso sem ser simplista: A organização das suas ideias em textos, discursos, reuniões, apresentações é determinante para o sucesso na forma como você se comunica. O conteúdo precisa ser objetivo e direto. A concisão está ligada à capacidade de sintetizar as informações, ou seja, dizer o máximo com o mínimo de palavras. Para isso, é preciso ter muita atenção e treino. Se for o caso, reescreva, repense, reformule!
3) Esteja atento à Língua Portuguesa: Um profissional que zela pela sua imagem sabe usar bem o Português. Isso não quer dizer que utiliza palavras rebuscadas, frases complexas e períodos longos. Mas entende de co ...


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